Dados ainda não foram fechados e pode haver um aumento no número de óbitos até o final do mês
Campanha de vacinação teve início em janeiro | Fotos Públicas
A cidade de São Paulo apresentou uma queda de 90% no número de mortes de idosos por covid-19 no mês de abril. Os dados foram divulgados nesta 4ª feira (28.abr) pelo governador do Estado, João Doria, em suas redes sociais.
De acordo com o gráfico divulgado por Doria, separado por pessoas de 60 a 69 anos, 70 a 79 anos, 80 a 89 anos e 90 ou mais, cerca de 3.437 idosos morreram pela doença em março. Já neste mês, o número caiu para 333 óbitos - uma diminuição de 90%.
O gráfico também indica uma redução acentuada em abril, sobretudo nos dados das três primeiras faixas etárias. No entanto, embora abril tenha sido o mês com menos mortes de idosos no ano, os óbitos registrados em março foram maiores que janeiro (1.362 mortes) e fevereiro (1.623) juntos.
Para a secretaria municipal de Saúde, isso é reflexo do número de casos das semanas anteriores. Segundo a pasta, "é possível notar que houve expressivo aumento do número de casos confirmados de covid-19 a partir da segunda semana de fevereiro de 2021, o que se mantém até meados de março. Esse aumento de casos se reflete também no número de óbitos confirmados para covid, que teve aumento expressivo no mesmo período".
A prefeitura também ressaltou que os dados de abril ainda não foram fechados e pode haver um aumento no número de notificações de óbitos até o final do mês.
Desde o início da campanha de vacinação contra a covid-19 em janeiro, a cidade de São Paulo imunizou, de maneira decrescente, grupos das faixas etárias de 90 anos ou mais até os idosos de 64 anos. Ao todo, o município já imunizou 1.988.344 pessoas ao menos com a primeira dose e cerca de 1.122.376 já receberam a segunda.