Segundo o vereador, esse tipo de espaço “é uma solução eficiente para educar a população, diminuindo o estoque de lixo e entulhos depositados diariamente nas ruas, praças e terrenos baldios”.
Vereador Flávio Comajo (PP)
Para evitar que a montanha de entulho e lixo na cidade aumente cada vez mais no aterro sanitário, o vereador Flávio Comajo (PP) propôs que a Prefeitura implante ecopontos em Cajamar.
Os ecopontos, já existentes em várias cidades brasileiras, são locais organizados para receber pequenas quantidades de entulhos geradas por reformas e obras domiciliares, restos de podas, móveis e estofados velhos, além de plásticos, metais e vidros, por exemplo. Segundo o vereador, esse tipo de espaço “é uma solução eficiente para educar a população, diminuindo o estoque de lixo e entulhos depositados diariamente nas ruas, praças e terrenos baldios”.
Em entrevista ao Tribuna Notícia o vereador comentou que esteve reunido com o secretário do Meio Ambiente, Leandro Arantes para sugerir a implantação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos no município, que seria um projeto mais amplo, “seria um documento técnico que identifica a tipologia e a quantidade de geração de cada tipo de resíduo e indica as formas ambientalmente corretas para o manejo, nas etapas de geração, acondicionamento, transporte, transbordo, tratamento, reciclagem, destinação e disposição final’, afirmou.
O requerimento 62/2021 foi encaminhado para o Poder Executivo para uma avaliação e resposta ao parlamentar Flávio Comajo.