Ministério da Saúde anuncia distribuição de 3,5 milhões de doses de vacina no país
As doses são destinadas à vacinação de idosos entre 60 e 69 anos e agentes das forças de segurança e salvamento e Forças Armadas.
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
O Ministério da Saúde anunciou o envio a partir desta quinta-feira (22) de um novo lote de doses de vacinas covid-19 produzidas no Brasil com matéria-prima importada. De acordo com a pasta, serão enviadas 3,5 milhões de doses, sendo 2,8 milhões de doses são da vacina da AstraZeneca/Oxford, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e 700 mil da Coronavac, do Instituto Butantan.
Pessoas de 60 a 64 anos e profissionais de segurança e das Forças Armadas deverão ser imunizados com a primeira dose. Já a segunda dose é destinada para a vacinação de indivíduos da faixa etária de 65 a 69 anos, militares e servidores da segurança.
“A divisão entre os estados e Distrito Federal é feita de forma proporcional, pactuada com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), conforme o quantitativo recebido pela pasta e a ordem dos públicos prioritários”, informou o ministério.
Porém, com doses escassas de imunizantes contra a Covid-19, o Brasil não consegue uniformizar a campanha de vacinação. Um dos exemplos vem das capitais, em que a faixa etária varia entre 48 e 65 anos.
Veja como será a distribuição das 2,8 milhões de doses da Astrazeneca/Fiocruz:
Confira como serão divididas as 700 mil doses de Coronavac: