Butantan vai completar a entrega das 46 milhões de doses, que estava prevista para o fim de abril, até 10 de maio. A CoronaVac é a principal vacina usada na campanha de imunização brasileira.
Foto: Divulgação/Governo de SP
O Instituto Butantan recebeu nesta segunda-feira (19) um lote de 3 mil litros Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), suficientes para a produção local de 5 milhões de doses da vacina do Butantan contra o novo coronavírus. A carga desembarcou no Aeroporto Internacional de Guarulhos por volta de 6h.
O novo lote do IFA deveria ter chegado no dia 8 de abril. O Butantan
suspendeu o envase de doses da vacina CoronaVac após atraso na chegada de matéria-prima.
Inicialmente, o Butantan receberia 6 mil litros do IFA em um único lote, mas o envio da matéria-prima foi dividido. Os outros 3 mil litros do insumo para a Coronavac devem chegar antes do fim de abril.
Com a interrupção do envase, a conclusão da entrega das 46 milhões de doses para o Ministério da Saúde, prevista para o fim de abril, será feita até 10 de maio. Segundo o Butantan, o atraso ocorre porque o processo de envase e rotulagem, etapa final de produção da vacina, vai demorar 2 semanas.
Já foram entregues pouco mais de 40 milhões de doses da CoronaVac ao PNI (Programa Nacional de Imunização). Serão 100 milhões até o fim de agosto, segundo o Butantan.