A nova etapa, válida para todos os municípios paulistas, terá duração de duas semanas até 2 de maio e libera o comércio não essencial e os cultos em igreja com 25% de capacidade de ocupação
Centro comercial do Distrito de Jordanésia em Cajamar. Foto: Ricardo Rodrigues/Tribuna Notícia
Cajamar inicia hoje (18) a fase de transição do Plano São Paulo de flexibilização da quarentena de combate à covid-19. A nova etapa, válida para todos os municípios paulistas, terá duração de duas semanas até 2 de maio e libera o comércio não essencial e os cultos em igreja com 25% de capacidade de ocupação. O comércio está liberado para funcionar entre 11h e 19h e as igrejas entre 6h e 20h.
Por ser domingo, a lojas da região central de Cajamar tem a abertura facultativa, ou seja, abre quem quiser. Já o Anhanguera Parque Shopping irá adaptar ao novo horário permitido que é das 11h às 19h. Vale destacar que na primeira etapa as operações de alimentação (restaurantes) e de serviços, nos shoppings, continuarão fechadas, trabalhando exclusivamente por meio dos sistemas de delivery, drive thru ou take away.
Na segunda etapa dessa nova fase, que flexibiliza as regras da fase vermelha, que ocorre no período de 24 a 30 de abril, além dos estabelecimentos comerciais, poderão voltar a funcionar as atividades ligadas ao setor de serviços como restaurantes e similares (lanchonetes, casas de sucos, bares com função de restaurante), salões de beleza e barbearias, atividades culturais, parques, clubes e academias.
O horário de funcionamento será das 11h às 19h, com exceção das academias, que poderão abrir por oito horas entre 6h e 20h.
"Teremos duas semanas à frente da fase de transição. A primeira semana fazendo flexibilização para o setor do comércio e a segunda agregando o setor de serviços", disse o vice-governador Rodrigo Garcia (DEM) na última sexta-feira ao fazer o anúncio. Ele ainda afirmou que no atual cenário o governo procura "com muita segurança, se é que é possível, dar passos adiante".
As medidas são válidas até o dia 2 de maio, no dia 1º, o estado fará uma nova reclassificação.
TOQUE DE RECOLHER
O toque de recolher continua em vigência em todo o Estado, das 20h às 5h, assim como a orientação para o teletrabalho para as atividades administrativas não essenciais e escalonamento de horário na entrada e saída das atividades do comércio, serviços e indústrias.
AUMENTO NOS ÓBITOS
Levantamento da Prefeitura de Cajamar apontou um aumento consecutivo de mortes na ultima semana. De 121 obitos duvulgados no inicio da semana, o número avancou para 137 mortes, conforme o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde de Cajamar.
Segundo a pasta, o crescimento de 121 para 137 óbitos é devido a chegada dos resultados de mortes ocorridas em hospitais de outros municípios há dias ou meses atrás.
"Precisamos manter a atenção especial e todos os cuidados possíveis, mesmo com essa flexibilização. Cajamar, graças à adesão da população, está em uma situação mais controlada, mas não é hora de baixar a guarda. Porque com esse vírus não da para cantar vitória antecipada", disse o prefeito Danilo Joan (PSD), no último sábado (17).