Crianças têm entre sete meses e quatro anos e deveriam receber a vacina contra a gripe. No interior, outras 28 crianças e uma gestante também receberam a vacina contra Covid por engano.
Foto: Divulgação/Instituto Butantan
Ao menos cinco crianças foram vacinadas contra a covid-19 em Diadema, após um erro na Unidade Básica de Saúde do Jardim das Nações. As crianças têm entre sete meses e quatro anos de idade e deveriam ter sido imunizadas contra a gripe.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o erro ocorreu por conta de um descuido de duas técnicas de enfermagem, que pegaram as caixas das vacinas erradas, durante a troca de turnos na unidade.
Um processo administrativo foi instaurado para apurar as irregularidades também no armazenamento das doses, que não poderiam estar guardadas no mesmo local. As servidoras foram afastadas do cargo.
A secretária ainda afirma que uma pediatra fará o acompanhamento diário do estado de saúde das crianças e que o caso foi notificado à Secretaria Estadual da Saúde. Três famílias denunciaram a situação à polícia, que também investiga o caso.
Caso se repetiu em Itirapina, no interior de SP
No interior, em Itirapina, outras 28 crianças e uma gestante também receberam a vacina contra Covid-19 por engano. Ao todo, 46 pessoas foram imunizadas erroneamente.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Itirapina, o erro foi percebido na quarta-feira (14), durante o controle do estoque das vacinas, quando notaram a falta de 46 doses da CoronaVac.
Uma técnica de enfermagem enviou frascos da CoronaVac para o local onde está ocorrendo a campanha de vacinação contra gripe (influenza), informou a administração municipal.
Ainda segundo a pasta, as providências na apuração de responsabilidades, na área administrativa e legal, estão sendo tomadas. A pasta também disponibilizou uma equipe médica para avaliação e orientação, com acompanhamento por 14 dias, das pessoas envolvidas.
FONTE: G1