domingo, 24 de novembro de 2024
(11) 91135-9081
Política

15/04/2021 às 17h07 - atualizada em 15/04/2021 às 17h21

468 visualizações

/

Diogo Japa cobra fiscalização e limpeza de terrenos no bairro do Portais
O vereador defende que os proprietários dessas áreas em estado de abandono devam ser comunicados a fim de cumprir a legislação.
Diogo Japa cobra fiscalização e limpeza de terrenos no bairro do Portais
Segundo a legislação do Código de Posturas a limpeza e manutenção de terrenos e calçadas é de responsabilidade do proprietário do terreno e não de órgãos públicos. Foto: Assessoria/Câmara
Com o objetivo de manter limpos os terrenos do bairro dos Portais no distrito do Polvilho, o vereador Diogo Utsunomiya (PSDB), o Diogo Japa, apresentou na sessão ordinária da Câmara requerimento endereçado ao prefeito Danilo Joan (PSD) solicitando que o Município através do Setor de Fiscalização da Prefeitura faça cumprir a legislação municipal em relação aos terrenos urbanos, exigindo de seus proprietários o devido zelo, cuidado e limpeza, bem como roçada de mato neste período do ano, tendo em vista a proliferação de animais peçonhentos, insetos, roedores e criadouros de mosquitos transmissores de doenças.

O parlamentar ainda descreve que o acúmulo de lixo em terrenos baldios e o abandono desses locais contribuem diretamente para a proliferação dessas verdadeiras pragas, colocando em risco a saúde da população.

Segundo Diogo Japa, compete aos proprietários a retirada de entulhos e mato alto em terrenos baldios, construções e casas abandonadas, todavia quando estes se mostram inertes na solução do problema e garantia da incolumidade pública, cabe ao poder público mediante seu Setor de Fiscalização da Secretaria de Mobilidade e Desenvolvimento Urbano, com base no Código de Posturas e em normas públicas de Vigilância Sanitária, compelir esses proprietários de terrenos urbanos mediante notificação exigindo a limpeza, roçada e retirada de entulhos.

O vereador defende que os proprietários dessas áreas em estado de abandono devam ser comunicados de que o não cumprimento da notificação da Prefeitura acarretará sanção de multa, de acordo com o Código de Posturas, ficando, ainda, os proprietários ou titulares de imóveis sujeitos à inscrição em dívida ativa.



Por fim, Diogo Japa, também destacou a importância dos vizinhos e pessoas interessadas observar qualquer irregularidade em terrenos baldios próximo de sua residência ou estabelecimento e notificar primeiro o proprietário e na impossibilidade de encontrá-lo, a reclamação seja feita junto à prefeitura para que a mesma tome as providências cabíveis.

O requerimento abrange não somente o bairro fiscalizado do Portais no distrito do Polvilho mas como todo o município.

Deixe seu Comentário
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 - Tribuna Notícia