Estoques de medicamentos para ‘kit intubação’ está em estado crítico nas cidades da Região
Francisco Morato enfrenta a falta de insumos que compõem “kit intubação”. Em Caieiras a situação do estoque também é crítica.
IMAGEM ILUSTRATIVA
Pelo menos dois hospitais de Francisco Morato, já enfrentam a falta de insumos que compõem “kit intubação” para atendimento de pacientes graves com Covid-19. A situação também é crítica em Caieiras, segundo um levantamento feito pela reportagem do jornal
”SP1”, o município teria o kit para mais 2 dias.
Em comunicado divulgado nesta quinta-feira (15), a prefeitura de Francisco Morato informou que, apesar da cidade registar ausência de alguns insumos que compõem o kit, os hospitais não estão sem o kit intubação. No entanto, a prefeitura não esclareceu para quantos dias teria o estoque.
“Destacamos que alguns dos medicamentos são sedativos e que na ausência são substituídos por outros medicamentos similares, não havendo prejuízo à intubação do paciente” diz a nota divulgada pela prefeitura de Francisco Morato.
Até o fechamento dessa matéria, a Prefeitura de Caieiras não havia informado a situação na cidade.
O kit intubação é composto por sedativos e neurobloqueadores, que são usados para relaxar a musculatura, a caixa torácica e ajudam os pacientes permanecer com ventilação mecânica e a suportá-la. Sem esses sedativos, a pessoa pode se desesperar e até tentar arrancar o tubo com as próprias mãos.
Para evitar o agravamento da crise de desabastecimento desses medicamentos, o governo de São Paulo enviou nesta terça-feira (13) o nono ofício ao Ministério da Saúde em 40 dias, em que pede o envio em até 24 horas dos medicamentos para evitar colapso no atendimento de pacientes internados em UTIs do estado.