A ação vai permitir o acompanhamento em tempo real da construção da nova unidade escolar da cidade.
Foto: Divulgação/SECOM/Jundiaí
Pela primeira vez, um governo municipal vai usar imagens ao vivo para fiscalizar uma obra. A Prefeitura de Jundiaí, por iniciativa da Unidade de Governo e Finanças instalou câmera de monitoramento na obra EMEB Professor Joaquim Candelário de Freitas, na Vila Hortolândia. A ação vai permitir o acompanhamento em tempo real da construção da nova unidade escolar da cidade.
De acordo com a Prefeitura, a instalação foi feita pela Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun), empresa municipal responsável pelos serviços de tecnologia da informação disponibilizados pela Prefeitura. As imagens ao vivo vão contribuir com a vigilância da obra.
“É a primeira vez que o governo municipal usa imagens ao vivo para fiscalizar uma obra. Estamos elevando o nível de transparência da gestão para que a população possa acompanhar e fiscalizar o uso dos recursos públicos. A transparência, a eficiência e a qualificação dos serviços em todas as áreas são princípios da nossa gestão”, comenta o Prefeito Luiz Fernando Machado. “O intuito é disponibilizar a mesma tecnologia para que outras obras da cidade possam ser acompanhadas pela população, via internet”, afirma.
Segundo a equipe da Cijun, a disponibilização da tecnologia só foi possível porque a cidade tem investido no Programa de Governo Jundiaí Digital, que desde 2017, busca ligar todos os prédios públicos a partir de fibra ótica. Com um investimento de R$ 9 milhões, realizado pela administração municipal. Já foram instalados 370 quilômetros de fibra ótica na cidade.
Para ver as imagens basta acessar o site do Observatório Jundiaí (observatorio.jundiai.sp.gov.br), clicar no menu ‘Entregas’, em seguida ‘Plataforma Educação e Cultura’. Nessa página constam os investimentos que estão em andamento, inclusive a EMEB Professor Joaquim Candelário de Freitas, que oferece um botão ‘ao vivo’, para a visualização imediata da obra da escola.
Projeto nova EMEB
Com capacidade para atender 800 estudantes, o prédio da nova unidade escolar de Jundiaí contará com uma área de 4.700 metros quadrados, com três pavimentos que serão distribuídos em 14 salas de aula, laboratório, biblioteca, auditório, salas complementares, área administrativa, quadra coberta e elevador.
Além de dispor de toda acessibilidade e dispositivos sustentáveis como iluminação em LED, preparação para recepção de energia fotovoltaica, aquecimento solar e reuso de água para limpeza da área externa. O espaço também contará com área de estacionamento de veículos de transporte escolar e baia para o transporte coletivo, em áreas distintas facilitando o acesso dos estudantes. Já a quadra, terá uma entrada exclusiva, independente dos demais espaços do prédio. E terá ligação com a praça que fica ao lado da escola.
De acordo com a Prefeitura, a obra tem investimento estimado em R$ 10,5 milhões da Prefeitura.
FONTE: SECOM/Jundiaí