Caieiras Tech: Prefeitura oferece curso gratuito na área de tecnologia a jovens da cidade
A primeira turma do curso de Desenvolvedor Fullstack da cidade deve se formar em breve.
Foto: Divulgação/SECOM/Caieiras
Jovens da cidade de Caieiras têm a oportunidade de aprofundar os conhecimentos em cursos gratuitos nas áreas de informática e tecnologia. As aulas ocorrem no Núcleo de Formação e Capacitação Profissional Mário Meneguini, o projeto é desenvolvido pela Prefeitura de Caieiras parceria com a empresa Mastertech Além do aprendizado, os estudos também podem abrir portas para o mercado de trabalho.
O curso de Desenvolvedor Fullstack prepara estudantes de escolas públicas ou particulares e também de ensino superior do município, para atuarem em Front-end (lado dos servidores) e em back-end (o lado dos clientes, os browsers).
Segundo a Prefeitura, a grade de estudos conta com linguagens e técnicas de programação que ajudam no desenvolvimento de novos aplicativos e sites que facilitem o cotidiano. Além das aulas, os estudantes também realizaram visita técnica à empresa Mastertech, para aproximar os alunos da realidade corporativa. Eles realizaram um tour pela Estação Hack, primeiro espaço de inovação oferecido pelo Facebook no mundo.
Ainda segundo a Prefeitura, neste mês, os estudantes darão início ao desenvolvimento do projeto final que encerrará a última etapa de atividades relativas ao desenvolvimento do conteúdo proposto, que consiste em aliar a teoria com a prática, estimulando o aluno a desenvolver um site que funcione em vários formatos, como celulares, tablets e notebooks.
Uma apresentação do conteúdo desenvolvido durante as aulas será realizada ao fim do curso. Essa será a primeira turma de programadores do município.
O que é Fullstack?
Fullstack web developer é um perfil de desenvolvedor que consegue trabalhar não somente com um determinado tipo de programação, mas também compreender de forma razoável outras tecnologias envolvidas em um sistema: banco de dados, infra-estrutura, sistema operacional, servidor web, rede, CSS/HTML, Javascript, entre outros.
FONTE: SECOM/Caieiras