Nesta primeira etapa, crianças, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filho há pouco tempo), indígenas e trabalhadores de saúde serão os primeiros a serem vacinados.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Santana de Parnaíba
A Prefeitura de Santana de Parnaíba anunciou a antecipação da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe para esse sábado (10) – pelo calendário nacional, a abertura estava prevista para o dia 12 de abril.
Segundo a prefeitura, a vacinação será realizada em todas as unidades de saúde do município, das 08h às 17h, com exceção das UBSs Chácara das Garças, Refúgio dos Bandeirantes, Sítio do Morro e Ingaí, que funcionarão até às 16h.
Nesta etapa, crianças – 6 meses a 5 anos –, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filho há pouco tempo), indígenas e trabalhadores de saúde que fazem parte do primeiro grupo prioritário serão os primeiros a serem vacinados até o dia 10/05. (
Confira abaixo o cronograma Nacional de vacinação)
A Prefeitura destaca que, a princípio, as vacinações se darão apenas aos sábados, pois as aplicações dependem do recebimento das doses enviadas pelo Estado para o andamento da campanha e que a imunização contra a Influenza.
Importante: O Ministério da Saúde não recomenda a aplicação das duas vacinas simultaneamente, devido à falta de estudos sobre a coadministração dos imunizantes, e a orientação é priorizar a vacinação contra o novo coronavírus.
Cronograma Nacional de Vacinação
– A partir de 12/04: crianças, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filho há pouco tempo), indígenas e trabalhadores de saúde;
– A partir de 11/05: pessoas com mais de 60 anos e professores;
– Entre 9/06 e 9/07: indivíduos com comorbidades ou deficiências permanentes, caminhoneiros, trabalhadores do sistema rodoviário e portuário, forças de segurança e das Forças Armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e jovens de 12 a 21 anos que estão sob medidas socioeducativas.
VACINA CONTRA A INFLUENZA
A vacina contra a gripe não protege contra o novo coronavírus, mas, sim, contra tipos de influenza (família à qual pertence o H1N1, por exemplo). E justamente por isso pode ajudar profissionais de saúde a diagnosticar – por eliminação – eventuais casos de Covid-19.
Isso porque essas doenças contempladas pela vacina serão descartadas na triagem de pacientes que chegarem às unidades de saúde com sintomas gripais e informarem já ter sido imunizados.