Ministério da Cidadania diz que requerimentos estão passando por uma nova avaliação, 'realizada a partir das informações mais recentes disponíveis nas bases de dados governamentais'.
Foto: LEONARDO SÁ/AG SENADO
Com o início do pagamento da primeira parcela da nova rodada do Auxílio Emergencial nesta terça-feira (6), muitos beneficiários reclamam que seus cadastros para renovação da ajuda em 2021 estão "em processamento" no app Caixa TEM, da Caixa Econômica Federal.
O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, negou que o banco tenha relação com o atraso, e afirmou que todos os nomes enviados para o Dataprev -que faz gestão dos cadastros de beneficiários do auxílio- receberam o depósito prometido. Segundo a Caixa, mais de 2,4 milhões de pessoas nascidas em janeiro serão beneficiadas pelo auxílio.
Em nota, o Ministério da Cidadania informou que "ainda trabalha no processamento de informações de cidadãos elegíveis" ao auxílio e que "o resultado da análise dos requerimentos que estão com o status 'em processamento' será divulgado nos próximos dias".
Nestes casos, trabalhadores cujo benefício apresente esse status ainda poderão receber os valores, caso venham a ter o requerimento aprovado. As informações sobre o pagamento serão disponibilizadas depois que o Dataprev processar os lotes remanescentes, reprocessar os retidos no primeiro lote e analisar o público do Bolsa Família.
Ainda segundo o ministério, nos casos em que a aprovação acontecer após a data para a qual estava programado o pagamento da primeira parcela para aquele beneficiário, o recurso será pago após a conclusão do processo.