A professora Luiza Baggio plantou uma árvore em homenagem a um amigo
A Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) lançou nesta quarta-feira (19) um memorial em homenagem às vítimas de acidentes de trânsito em Jundiaí. Vinte e seis mudas foram plantadas em uma área verde na avenida Navarro de Andrade (ao lado do Jardim Botânico), representando cada uma das pessoas que perderam a vida em acidentes nas vias municipais de janeiro a novembro deste ano.
Segundo o gestor Silvestre Ribeiro, a iniciativa visa conscientizar a população sobre a importância de atuar em conjunto com a Administração Municipal nos esforços para reduzir o número de mortes no trânsito. “Nós realizamos ações educativas contínuas, mas é crucial que o condutor entenda que ele é o principal agente causador de acidentes. Somente com essa conscientização conseguiremos resultados mais efetivos”, destacou. Este ano, considerando vias municipais e rodovias, 59 pessoas morreram no trânsito de Jundiaí.
Para o diretor de Trânsito, Wlamir Lopes da Costa, o número é preocupante. “Pode parecer baixo, mas se considerarmos as 26 mortes em vias municipais e dividir pelo número de habitantes da cidade, o índice será maior do que a capital São Paulo”, exemplificou. “O memorial é uma forma de celebrar a importância de preservar a vida de todos os envolvidos no trânsito”, completou.
Presente ao evento, a professora Luiza Aparecida Baggio fez questão de plantar uma das árvores para homenagear um amigo que morreu em um acidente de moto este ano. “Ele era um rapaz alegre e cheio de vida. Muita gente morre no trânsito e, muitas vezes, ações simples podem evitar os acidentes. A ideia do memorial é válida porque a população precisa entender que muita gente perde a vida por conta de imprudência”, comentou.
O lançamento do Memorial é uma iniciativa da Prefeitura de Jundiaí, por meio UGMT, em parceria com o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito.
FONTE: Prefeitura de Jundiaí