Os golpistas se passam por funcionários da CDHU, oferecem negociação da dívida com descontos atrativos e enviam boletos falsos pelo WhatsApp ou por um e-mail falso.
Foto: Marcello Casal JR/Agência Brasil
O
Governo de São Paulo fez um alerta para o golpe da cobrança falsa no WhatsApp usando o nome da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), órgão ligado à Secretaria do Estado da Habitação.
Os golpistas fingem ser funcionários da CDHU, oferecem negociação da dívida com grandes descontos e enviam boletos falsos pelo WhatsApp ou por um e-mail falso — os endereços oficiais da CDHU terminam sempre com @cdhu.sp.gov.br ou @apoiocdhu.sp.gov.br, ressaltou. A CDHU nunca usa e-mails públicos, como gmail ou hotmail.
De acordo com o comunicado do governo do Estado, a CDHU não negocia nem envia boletos via WhatsApp. Depósitos e transferências bancárias para pagamento de boletos ou quitação de débitos também não são procedimentos da CDHU.
Além disso, os boletos emitidos pelo órgão são da Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil, cujos códigos de barras iniciam com 104 ou 001.
"Outra orientação é conferir sempre o nome do titular e o endereço do imóvel impressos no boleto", informou o governo estadual. "A CDHU comunica que está tomando todas as providencias necessárias para coibir a ação destes golpistas. As famílias contatadas estão sendo orientadas a fazer Boletim de Ocorrência, independentemente de terem efetuado ou não pagamentos” afirmou o governo paulista.
Em caso de dúvida, é possível consultar canais oficiais como o site
www.cdhu.sp.gov.br ou o telefone 0800 000 2348.