Os índices de criminalidade atualizados foram divulgados pela Secretaria de Segurança Pública de SP.
Foto: Divulgação/Reprodução
O número de homicídios aumentou em Jundiaí em 2019, se comparado com os casos de 2018. Os índices de criminalidade atualizados referentes a agosto de 2019 foram divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado de São Paulo. As informações são do Jornal de Jundiaí.
Em relação à soma entre os meses de janeiro e agosto, o número de homicídios dolosos (em que há intenção de matar) triplicou em Jundiaí. Em 2018 foram registrados seis homicídios dolosos nos primeiros oito meses, enquanto que, em 2019, esse número já está em 18.
De acordo com os dados divulgados, houve cinco homicídios culposos em agosto, um a menos do que em julho deste ano. Porém, se comparado aos dados do ano passado, nenhum crime deste tipo foi registrado durante esses dois meses.
No total, entre janeiro e agosto, foi registrada exatamente a mesma quantia de estupros relatados em 2018 e 2019 no município: 66 ao todo A diferença foi em relação aos estupros de vulnerável: 44 em 2018 e 47 e 2019.
Em entrevista divulgada pelo Jornal de Jundiaí, o gestor de segurança pública da Prefeitura de Jundiaí, Paulo Sérgio de Lemos Giacomelli Stel, afirmou que estão sendo tomadas medidas de prevenção e controle de violência através das políticas públicas, em principalmente, nos bairros mais afastados de Jundiaí. “Temos tentado diminuir as causas dos crimes através de políticas públicas na área social e da educação, além das ações conjuntas das forças de segurança pública”.
Em relação ao número de casos de lesão corporal, a pesquisa revela que havia caído para 61 em julho de 2019, voltou a subir para 81 em agosto. Em 2018 foram registrados 74 casos em julho e 69 em agosto. Em relação aos primeiros oito meses do ano, houve um aumento considerável de 613 para 670 casos registrados do ano passado para este.
FONTE: Jornal de Jundiaí