Governo do Estado alega que problema ocorre por falta de fornecimento do governo federal. Ministério da Saúde afirma que envio de produtos começou a ser feito nesta terça (23).
Foto: Reuters
O estado de São Paulo tem estoque de medicamentos necessários para intubação de pacientes em estado grave de Covid-19 para só mais uma semana.
De acordo com a Secretária Estadual da Saúde, o risco de desabastecimento se deve à falta de envio dos remédios por parte do governo federal.
Por conta do baixo estoque dos remédios do kit intubação, a Secretaria da Saúde diz ter orientado os gestores dos serviços de saúde que compõem as redes pública e privada do estado a manter o monitoramento da demanda e a utilizar "racionalmente estes produtos e otimizem medidas para garantir assistência a quem precisa".
Em nota, o Ministério da Saúde disse que começou a entregar, nesta terça, mais de 1,4 milhão de unidades de medicamentos de intubação orotraqueal para todo o Brasil em parceria com duas empresas fabricantes.
Ainda de acordo com a pasta, o cronograma de entregas é feito com base no monitoramento realizado nos estados e municípios, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o Conselho Nacional de Secretarias Municipais da Saúde (Conasems) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Nesta terça-feira (23), o estado registrou 1.021 mortes provocadas pela doença, novo recorde desde o início da pandemia. São mais de 12 mil pessoas internadas nas Unidades de Terapia Intensiva.
FONTE: G1