O foco da fiscalização foi o cumprimento dos protocolos sanitários, higienização e conservação dos ônibus, além das denúncias de superlotação.
Foto: Reprodução/Facebook
Nesta última semana o presidente da Comissão de Transportes, da Câmara de Cajamar, o vereador, Flavio Alves Ribeiro, o Flávio Comajo (PP), realizou uma fiscalização no transporte público municipal, durante os horários de pico.
O foco da fiscalização foi o cumprimento dos protocolos sanitários, higienização e conservação dos ônibus, além das denúncias de superlotação.
De acordo com o parlamentar a fiscalização ocorreu nos pontos do Jardim Maria Luiza no distrito de Jordanésia e Jardim Muriano, no Polvilho.
Entre as linhas reclamadas pelos usuários devido à falta de higienização, superlotação e má conservação dos ônibus está a linha 900 (JD Maria Luiza e Muriano) operada pela empresa Auto Viação Urubupungá.
Durante a fiscalização inédita na cidade, foram encontradas irregularidades quanto a falta de higienização dos veículos no período da tarde e da noite. “A empresa mantém um único funcionário que faz a higienização dos veículos pela manhã e até as 16h30. Isso é inadmissível. Iremos tomar as medidas cabíveis pela Câmara, notificando a Urubupungá e a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Mobilidade e Desenvolvimento Urbano, responsável por fiscalizar o transporte coletivo municipal".
Segundo vereador Flávio Comajo, um ofício foi encaminhado para a empresa questionando a superlotação nas linhas municipais. A linha 900, por exemplo, opera com 12 veículos semanais. Para Comajo, o número de ônibus é insuficiente para atender a demanda nos horários de pico, o que coloca em risco a vida dos passageiros e dos funcionários da empresa. “Não podemos permitir que a cidade invista em saúde sendo que o transporte público seja o grande vetor da doença com ônibus lotados e não higienizados”, pontuou Comajo.
Ainda segundo o presidente da Comissão de Transportes, a fiscalização ocorrerá de forma rotineira. “Iremos fiscalizar o quanto for necessário até que a empresa melhore as condições do transporte coletivo, aumentando o número de ônibus, principalmente nos horários de pico”, afirmou.
Após a visita, os vereadores irão iniciar uma série de encaminhamentos necessários para que a empresa inicie melhorias no transporte coletivo, aumentando a frota e tomando todas as medidas e protocolos necessários para evitar a superlotação e atender melhor os cidadãos cajamarenses.
Em vídeo publicado nas redes sociais, o vereador Flávio Comajo mostrou as irregularidades encontras. Assista:
Fiscalizando o serviço de higienização dos ônibus que atende a nossa cidade.
Publicado por Flavio Comajo em Segunda-feira, 15 de março de 2021