Terça, 26 de novembro de 2024
(11) 91135-9081
Cidades

06/03/2021 às 18h02 - atualizada em 06/03/2021 às 18h15

389 visualizações

/

Centro comercial de Cajamar registra movimento e lojas abertas neste sábado (6)
Lojas de setores considerados não essenciais pelo Governo paulista abriram as portas mesmo com as restrições impostas pela fase vermelha do Plano São Paulo.
Centro comercial de Cajamar registra movimento e lojas abertas neste sábado (6)
No centro comercial do Distrito do Polvilho o movimento de público foi considerado normal entre os comerciantes. Foto: Ricardo Rodrigues/Tribuna Notícia
Apesar de todas as cidades do Estado de São Paulo estarem na fase vermelha do Plano São Paulo que deu início neste sábado (6), vários comércios Cajamar estavam parcialmente ou completamente abertos durante a manhã.

A reportagem do Tribuna Notícia esteve no Centro Comercial dos distritos de Jordanésia e Polvilho e em outros bairros e ruas adjacentes e flagrou lojas dos mais diversos setores, desde calçados e instrumentos musicais até cosméticos e roupas, atendendo clientes.

Ao ser questionado, um dos comerciantes abordados disse que o estabelecimento, que vende bijuterias, estava trabalhando “apenas com entregas”, apesar de clientes serem vistos dentro do espaço físico da loja.

Outro vendedor de uma loja de calçados e acessórios disse que o local estava aberto, mas que só era permitida a entrada de “um cliente por vez” e que os protocolos sanitários estavam “sendo cumpridos”.

Na fase vermelha do Plano São Paulo, comércio, restaurantes (somente delivery), bares, salões de beleza e academia, deveriam ficar fechados. O governo paulista também endureceu as regras do toque de restrição, que passará a valer das 20h às 5h.

Somente serviços considerados essenciais pelo Governo do Estado  podem funcionar, como mercados, farmácias, postos de combustível, igrejas e, dessas vez, também escolas, que poderão continuar a receber os aluno.

A reportagem também flagrou moradores trafegando pelas ruas da cidade sem o uso devido das máscaras, que é um item obrigatório em todo o Estado de São Paulo.

A medida vale para todo o território paulista até o dia 19 de março e foi adotada após Estado de São Paulo alcançar 75% de ocupação de leitos de UTI (Unidades de Terapia Intensiva) Covid, tanto na rede pública quanto privada.

Na região de Cajamar a situação dos hospitais particulares está crítica, com avanço na taxa de ocupação, e o Hospital Municipal Enfermeiro Antonio Policarpo de Oliveira, o Hospital Regional estava com 70% de ocupação nos leitos de UTI. Mesmo assim, diversos setores públicos continuarão atendendo normalmente.

A Prefeitura de Cajamar foi questionada sobre o descumprimento das regras do Plano São Paulo e sobre a fiscalização que vem sendo feita para coibir atividades fora das permitidas.

Como resposta, a assessoria da administração municipal disse que a Guarda Municipal de Cajamar está trabalhando e atuando em fiscalizações, “sobretudo por meio de denúncias”, mas que está dando preferência em fazer um trabalho “informativo e de orientação”, para garantir o cumprimento da fase vermelha.

Além da Guarda Municipal diversas viaturas da Polícia Militar da 3°Cia de Cajamar, foram vistas pela reportagem do Tribuna Notícia realizando rondas nas regiões do centro e em bairros da cidade.

Para denunciar irregularidades ou aglomerações, o morador deve contatar a Guarda pelo telefone 153 ou 4447-4000.

Governo

A Vigilância Sanitária do estado disponibiliza um canal de comunicação para denúncias referentes ao descumprimento das medidas de restrição e segurança devido a pandemia da Covid-19.

Pelo telefone 0800-771-3541, é possível denunciar irregularidades no comércio, aglomerações de pessoas e falta do uso de máscara, entre outras situações.

O atendimento às denúncias é realizado 24 horas por dia, todos os dias, inclusive finais de semana.


Deixe seu Comentário
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 - Tribuna Notícia