Os casos chamaram a atenção das equipes de Saúde por refletirem uma tendência pecebida nessa nova fase da pandemia.
Santa Casa de Louveira, interior de São Paulo.
Duas crianças, de 2 e 3 anos de idade, e dois jovens, de 26 e 27 anos, estão internados na Santa Casa de Louveira e no Hospital de Campanha da cidade com covid-19.
Os dois bebês estão na Ala Pediátrica da Santa Casa com complicações pulmonares causadas pela doença. Os dois estão recebendo oxigênio artificialmente. O quadro deles é estável.
No caso dos jovens, eles estão internados no Hospital de Campanha montado pela Prefeitura com a Santa Casa, com leitos de enfermaria, e monitorados constantemente.
Os casos chamaram a atenção das equipes de Saúde por refletirem uma tendência pecebida nessa nova fase da pandemia do coronavírus: a redução da faixa etária das pessoas infectadas. A evolução da pandemia apresenta, de forma geral, variantes do vírus que são mais contagiosas e mais agressivas, e cada vez mais jovens e pessoas com menos de 60 anos estão adoecendo. Ainda não há registro dessas novas variantes em Louveira.
De acordo com o secretário de Saúde, Eduardo Gomes de Menezes, o cenário é um alerta para a população. “É preciso que todos entendam que não são apenas idosos ou pessoas com comorbidades que apresentam complicações da covid-19. Temos visto cada vez mais jovens serem internados, com saturação baixa e a necessidade de cuidados médicos intensivos. Crianças estão correndo riscos, jovens, adolescentes, adultos… o cuidado é necessário para todos neste momento”, apela o secretário.
Na última segunda-feira (1º), Louveira alcançou 80% de ocupação dos leitos de UTI para covid e permanece com a mesma porcentagem até esta sexta-feira (5). Do total de 14 pessoas internadas no município – entre UTI, Santa Casa e Hospital de Campanha – duas tem de 0 a 10 anos, duas entre 20 e 30, duas entre 50 e 60, cinco entre 60 e 70, e 3 estão na faixa acima dos 70 anos.
Durante o mês de fevereiro, o Hospital de Campanha atendeu em média 50 pessoas por dia com sintomas de convid-19. Nestes primeiros dias do mês de março, segundo informações da Secretaria de Saúde, essa média aumentou para 60.
Até esta sexta-feira (5), Louveira contabiliza 1.839 casos confirmados de covid-19, 150 casos suspeitos. Ao todo, 150 pessoas estão em isolamento domiciliar. Destas, 10 já possuem diagnóstico confirmado. Desde o início da pandemia, 30 óbitos foram registrados no município.