Terça, 26 de novembro de 2024
(11) 91135-9081
Cidades

06/03/2021 às 07h11 - atualizada em 06/03/2021 às 09h06

603 visualizações

/

Sábado chega com todo o estado na fase vermelha do Plano SP
Todos os municípios do Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Bacia do Juqueri (CIMBAJU) anunciaram que vão cumprir as regras da etapa mais restritiva da flexibilização
Sábado chega com todo o estado na fase vermelha do Plano SP
Governo coloca todo o estado na fase vermelha do Plano São Paulo até 19 de março — Foto: Reprodução/Governo de SP
A fase vermelha estadual começou à meia-noite deste sábado (6) em todas as regiões paulistas, incluindo a Zona Norte de São Paulo e as cidades que compõem o Consórcio CIMBAJU, entre elas Cajamar. Na etapa mais restritiva do Plano São Paulo, somente serviços essenciais podem funcionar. A medida, anunciada na quarta-feira (3) tem validade até o dia 19 de março. Junto com ela, o Estado decretou um toque de restrição das 20h às 5h - ou seja, proibição de circulação de pessoas.

Todas as cidades do Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Bacia do Juqueri  (CIMBAJU) aderiram à fase vermelha. Algumas prefeituras publicaram decretos alguns ajustes, que podem ser observados nos sites ou redes sociais de cada administração.

Na fase vermelha autoriza apenas o funcionamento de setores da saúde, transporte, imprensa, estabelecimentos como padarias, mercados e farmácias, além de escolas e atividades religiosas, que foram incluídas na lista de serviços essenciais por meio de decretos estaduais.

Sendo assim, parques, academias, bares, museus e cinemas, por exemplo, deverão permanecer fechados.

O que pode funcionar na fase vermelha?

Escolas e universidades
Hospitais, clínicas, farmácias, dentistas e estabelecimentos de saúde animal (veterinários)

Supermercados, hipermercados, açougues e padarias, lojas de suplemento, feiras livres

Delivery e drive-thru para bares, lanchonetes e restaurantes: permitido serviços de entrega

Cadeia de abastecimento e logística, produção agropecuária e agroindústria, transportadoras, armazéns, postos de combustíveis e lojas de materiais de construção

Empresas de locação de veículos, oficinas de veículos, transporte público coletivo, táxis, aplicativos de transporte, serviços de entrega e estacionamentos

Serviços de segurança pública e privada

Construção civil e indústria

Meios de comunicação, empresas jornalísticas e de radiodifusão sonora e de sons e imagens

Outros serviços: igrejas e estabelecimentos religiosos, lavanderias, serviços de limpeza, hotéis, manutenção e zeladoria, serviços bancários (incluindo lotéricas), serviços de call center, assistência técnica e bancas de jornais.

Toque de restrição

A gestão Doria também antecipou para as 20h o início do chamado "toque de restrição". O cumprimento da restrição de circulação deve ser fiscalizado por uma força-tarefa composta por integrantes das vigilâncias sanitárias, Polícia Militar e Procon.

"Há uma medida complementar que é o toque de restrição a partir das 20h. Então, quem não precisa circular, precisa ficar em casa entre 20h e 5h da manhã. Os serviços essenciais podem funcionar", afirmou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen.


Deixe seu Comentário
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 - Tribuna Notícia