Dezenas de condutores se manifestaram com faixas na altura do Cebolão. Movimento provocou trânsito quilométrico
Protesto contra medidas restritivas da gestão estadual paulista — Foto: Reprodução/TV Globo
Na manhã desta sexta-feira (05.mar) caminhoneiros e motoristas de vans bloquearam as pistas local, central e expressa da Marginal Tietê, sentido Rodovia Ayrton Senna, altura do Cebolão.
Os manifestantes exigem a reabertura do comércio e do livre acesso a todo o Estado para comerciantes e caminhoneiros, apesar da medida restritiva imposta pelo governador João Doria (PSDB).
A partir deste sábado (6.fev) , São Paulo entra na fase vermelha do plano de contingência contra a covid-19, onde apenas os serviços essenciais ficam abertos. Num primeiro momento, o plano deve ser mantido até 19 de março. Para coibir o fluxo normal de veículos, o grupo espalhou pedras e galhos de árvores pelas pistas.
Em reportagem, agora pouco para uma emissora de TV, um dos representantes do movimento diz que a manifestação é contra as medidas de restrição da fase vermelha contra a pandemia, o preço dos combustíveis e alegam que a medida toque de recolher do coronavírus determinada pelo governo paulista os prejudica e estão passando por dificuldades econômicas, alguns por problemas psicológicos.
Uma das frases dos manifestantes é possivel ler "Fora Doria. Abre São Paulo já!". De acordo com levantamento da CET, que administra o tráfego de veículos na capital paulista, foram registrados cerca de 10 km de congestionamento.