Segundo governador de SP, decreto será publicado no Diário Oficial desta terça (2).
Foto: Freepik
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse nesta segunda-feira (1°), em postagem nas redes sociais, que assinou um decreto para reconhecer as atividades religiosas no estado como serviço essencial.
"O decreto reconhece a essencialidade de todas as igrejas no estado de São Paulo e o seu funcionamento com a regularidade, obedecidos os critérios sanitários de proteção aos que dela participam. Esperança, fé e oração, com vacinas, vamos vencer a covid. Viva a vida", disse Doria.
A decisão do governo de São Paulo acontece em um momento em que todo o estado enfrenta alta no número de casos de coronavírus e médicos cobram medida mais enérgicas do governo paulista.
No entanto, o decreto tem pouco efeito prático, ele apenas regulamenta o que já está previsto do Plano SP, que permitia a realização de missas e cultos seguindo regras sanitárias e de distanciamento social na fase vermelha, a mais restritiva da proposta.
Segundo o projeto, as atividades religiosas realizadas em templos e fora deles devem ser reconhecidas como essenciais e serão mantidas em tempos de crises causadas por moléstias contagiosas, epidemias, pandemias ou catástrofes naturais. O texto ainda afirma que "a fé exerce papel fundamental como fator de equilíbrio psicoemocional à população".