Óbitos por covid-19 registrados por cartórios é diferente dos dados da prefeitura
Segundo a Prefeitura a investigação epidemiológica feita após o registro é que confirma ou afasta o diagnóstico de covid-19. A Secretaria de Saúde calcula que os demais casos tenham sido descartados da etiologia do covid-19, e por isso, não constam da contagem oficial
Semi-UTI do Hospital Municipal Enfermeiro Antonio Policarpo de Oliveira, Hospital Regional em Cajamar. - Foto: Divulgação/Prefeitura
A área do Portal de Transparência do Registro Civil que reúne informações dos cartórios de registro civil de todo o país disponibilizou uma plataforma com atualizações, em tempo real, sobre os óbitos registrados com confirmação ou suspeita da covid-19.
No site os dados a Cajamar somavam, às 17h desta segunda-feira (22), um total de 85 óbitos suspeitos ou confirmados para o novo coronavírus, enquanto a prefeitura neste mesmo horário, informou que o município mantinha 77 mortes pela a doença.
Administrada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), a plataforma foi colocada no ar no dia 2 de abril e as informações são baseadas nos documentos médicos enviados aos cartórios para lavrar os óbitos. Segundo informações obtidas pela reportagem do Tribuna Notícia o procedimento pode levar de cinco a 10 dias para entrar no sistema.
Segundo a direção da Arpen-Brasil, o objetivo da plataforma é contribuir para apuração de subnotificações de casos fatais da doença, ampliando o conhecimento e compreensão do impacto da pandemia do novo coronavírus na sociedade brasileira.
A reportagem do Tribuna Notícia entrou em contato com a assessoria de comunicação da prefeitura para obter um esclarecimento sobre este conflito de informações. Segundo as informações "A Secretaria Municipal de de Saúde, que o Portal da Transparência registra todos os óbitos suspeitos ou confirmados por covid-19, de acordo com as anotações dos Cartórios de Registro Civil do Brasil. Porém, a investigação epidemiológica feita após o registro feita após o registro é que confirma ou afasta o diagnóstico de covid-19. A Secretaria de Saúde calcula que os demais casos tenham sido descartados da etiologia do covid-19, e por isso, não constam da contagem oficial do município".