Uma reunião para tratar do assunto está marcada para sexta-feira (5). Deste total, 10 milhões de doses são da vacina russa e os outros 20 milhões da vacina indiana; expectativa do ministério é receber os imunizantes entre fevereiro e março.
Foto: OLIVER BUNIC / AFP
O Ministério da Saúde deve se reunir nesta sexta-feira (5) com representantes do Instituto Gamaleia e do laboratório indiano Bharat BioNTech para negociar a aquisição de 30 milhões de doses das vacinas Sputnik V e Covaxin. A informação é da
CNN Brasil.
A expectativa da pasta é ter acesso imediato aos imunizantes. O Instituto Gamaleia disse que, se houver acordo, eles poderão entregar entre fevereiro e março um total de 10 milhões de doses vindas da Rússia. O instituto já fechou acordo para a produção da Sputnik V no Brasil com a farmacêutica União Química.
Da farmacêutica Covaxin, o governo espera ter acesso a 8 milhões de doses do imunizante em fevereiro. O laboratório indiano disse ainda que pode entregar mais 12 milhões de doses em março.
“A decisão de avançar as negociações ocorre após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizar o novo protocolo com simplificação do processo de concessão de uso emergencial e temporário de vacinas, dispensando a realização de estudos clínicos de fase III. A expectativa da pasta é ter acesso aos imunizantes ainda em fevereiro,” disse o Ministério da Saúde em comunicado oficial.