FASE VERMELHA: Cajamar seguirá decreto do Governo do Estado para combate à pandemia
Em caso de descumprimento da quarentena estabelecida pelo Estado, além de responder judicialmente, o Município pode sofrer sanções em relação a recursos pleiteados.
Comércio não essencial deverá baixar as portas no sábado (30) e domingo (31) - Foto: Tribuna Notícia
Cajamar seguirá as determinações do governo do Estado que, na última sexta-feira (22), reclassificou o Estado de São Paulo para fases mais restritivas do Plano SP de combate à pandemia no novo coronavírus.
No Plano SP, a Região de Cajamar passa da fase amarela para a laranja (mais limitada em relação a públicos e horários comerciais) durante os dias da semana, ingressando na vermelha (apenas serviços essenciais), das 20h às 6h. Durante os finais de semana (dias 30 e 31 e 6 e 7 de fevereiro), vale somente a fase vermelha.
Apesar de a Prefeitura de Cajamar ainda não se manifestar oficialmente, fontes consultadas pelo portal do TRIBUNA NOTÍCIA, afirmaram que o município deverá manter o decreto estadual que restringe o funcionamento de comércios não essenciais conforme o Plano SP.
Em caso de descumprimento da quarentena estabelecida pelo Estado, além de responder judicialmente, o Município pode sofrer sanções em relação a recursos pleiteados.
FASES
Em relação à fase amarela, a laranja que já está em vigor em todo o Estado reduz de dez para oito horas o período de funcionamento da maioria dos estabelecimentos, incluindo restaurantes e academias. Bares não estão permitidos (somente delivery).
Já a fase vermelha permite apenas serviços considerados essenciais como supermercados, farmácias e padarias (sem consumo no local). Demais comércios alimentícios como bares, restaurantes, quiosques e ambulantes poderão atender somente por delivery (sem retirada no local).