Voo chegará a Guarulhos nesta sexta-feira (22) com carga do imunizante. Brasil negociou aquisição de 2 milhões de porções da imunização produzida pelo laboratório Serum.
Foto: Reprodução/Internet
O Ministério da Saúde confirmou nesta quinta-feira (21) que os 2 milhões de doses da vacina contra a covid-19 da Universidade de Oxford em parceria com o laboratório AstraZeneca devem chegar ao Brasil nesta sexta-feira (22), no fim da tarde.
"A carga vinda da Índia será transportada em voo comercial da companhia Emirates ao aeroporto de Guarulhos (SP) e, após os trâmites alfandegários, seguirá em aeronave da Azul para o aeroporto internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro", explicou o Ministério da Saúde em nota.
Na semana passada, o governo federal tinha a expectativa de que uma aeronave da Azul decolasse do Recife na sexta-feira (15) rumo à cidade indiana de Mumbai, e retornasse a tempo de começar a aplicação das doses trazidas da Índia ainda ontem ou no mais tardar hoje.
Com a negativa da Índia em liberar as doses, já que o próprio país indiano estava para começar sua campanha de vacinação contra a covid-19 no último sábado (16), o governo federal teve que iniciar o plano nacional de imunização com a CoronaVac, vacina do Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac.
Os 2 milhões de doses da vacina de Oxford virão do Instituto Serum, maior fabricante mundial de imuniza.
FONTE: UOL