Marcos Bigardi, de 50 anos, atua na linha de frente contra o coronavírus. Neste primeiro momento, serão vacinados os profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à pandemia.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Cajamar
O enfermeiro Marcos Bigardi, de 50 anos, foi a primeira pessoa a ser vacinada contra Covid-19 em Cajamar. A aplicação foi feita na noite desta quarta-feira (20), na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Jordanésia.
Marcos Bigardi trabalha como profissional da saúde há 23 anos como servidor público e há 10 anos se dedica a saúde de Cajamar, atualmente como gerente da UBS Jordanésia. O profissional contraiu o coronavírus em junho de 2020 e precisou ficar internado devido à gravidade da doença, chegando a ficar entubado por 10 dias.
“A experiência de ter tido Covid foi algo muito diferente na minha vida. Trabalhando na linha de frente, sabíamos das chances de sermos infectados. Foram alguns dias difíceis, mas consegui superar e logo retornei ao trabalho” afirmou o enfermeiro.
Elisabete Monteiro, enfermeira da Rede Municipal de Saúde, foi a segunda vacinada na UBS de Jordanésia.. “Estou bastante ansiosa com essa vacina, esperamos muito tempo por ela. Todos devem tomar. É algo bom e a única coisa que podemos fazer para melhorar”.
O município recebeu uma primeira remessa com 680 doses da vacina CoronaVac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. As doses serão aplicadas nos profissionais da área de saúde que estão em contato com pacientes com Covid-19 e também em idosos com idades entre 75 anos e acima de 60 anos, que vivem em asilo e instituições psiquiátricas.
Não há previsão de quando o segundo grupo prioritário começará a ser vacinado. A Prefeitura de Cajamar reforçou que de acordo com o Programa Nacional de Imunizações, do Governo do Estado, a vacina será disponibilizada por fases, e assim que a novos lotes chegarem, será feita a imunização dos demais grupos prioritários na cidade.