Governo dá prazo até fim de março para segurados do INSS realizarem prova de vida
O beneficiário deve comparecer à agência e apresentar documento de identificação com foto. Com a medida, pagamentos que dependem do procedimento não serão suspensos até o fim de março.
Foto: Reprodução/Internet
Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tiveram o prazo ampliado para fazer prova de vida antes de ter o benefício bloqueado. As pessoas que não fizeram a comprovação entre março de 2020 e fevereiro de 2021 terão até o fim de março de 2021.
Com a medida, pagamentos que dependem do procedimento não serão suspensos até o fim de março, informou o INSS.
A prova de vida é realizada nos bancos. O beneficiário deve comparecer à agência e apresentar documento de identificação com foto. Algumas instituições utilizam biometria nos terminais de atendimento.
Aqueles beneficiários que não podem comparecer à agência podem fazer a prova de vida por meio de um procurador devidamente cadastrado no INSS. No caso de beneficiários que estão no exterior, a prova pode ser cumprida por meio de procurador cadastrado no INSS, documento de prova de vida emitido pelo consulado ou pelo Formulário Específico de Atestado de Vida para o INSS, que está disponível no site da Repartição Consular Brasileira ou no site do INSS.