Animais costumam aparecer nas áreas urbanas em busca de alimentos. Em 2020, foram contabilizadas 70 reclamações envolvendo escorpiões na cidade. Destas, 13 são referentes a picadas.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Cajamar
Períodos de calor e chuva, como o verão, são ideais para o aparecimento de escorpiões. De acordo com a Secretaria de Saúde Cajamar, somente no ano passado, foram contabilizadas 70 reclamações envolvendo escorpiões, sendo 13 notificações de pessoas foram picadas pelo animal.
Devido ao surgimento dos animais peçonhentos, a Vigilância em Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde começou um trabalho de prevenção contra a infestação de escorpiões em Cajamar. O objetivo é prevenir acidentes por causa do animal. Serão feitos levantamentos de imóveis, atividades educativas e buscas para remoção da espécie.
Os escorpiões são considerados uma praga urbana e têm preferência por locais escuros e com sombra, porém, os animais não são mais encontrados apenas em terrenos baldios. Eles se adaptaram ao ambiente urbano e agora também estão em galerias de água, como as redes de esgoto, por onde se deslocam de um bairro para o outro com mais facilidade.
• Em caso de acidentes
Em caso de acidentes, a vítima não deve tomar nenhuma medicação por conta própria e deve procurar imediatamente uma unidade de saúde. O veneno do escorpião pode ser letal. O atendimento deve ser feito imediatamente, já que o soro antiescorpiônico tem mais eficácia se for aplicado logo após a picada.
A Secretaria de Saúde também recomenda que o animal seja levado, em segurança, ao hospital para que a espécie seja identificada.
• CANAIS DE ATENDIMENTO
Para quem encontrar um escorpião em casa, a recomendação é acionar a Divisão de Zoonoses, pelo telefone 4447-5107. É importante adotar esse procedimento ainda que o animal tenha sido morto.
• CUIDADOS
– Manter limpo os quintais, jardins, sótãos, garagens e depósitos, evitando acúmulo de folhas secas, lixo e demais materiais como entulho, telhas, tijolos, madeiras e lenha;
– Ao manusear materiais de construção, usar luvas de raspa de couro e calçados;
– Rebocar paredes e muros que apresentem vãos e frestas;
– Vedar soleiras de portas com rolos de areia;
– Usar telas em ralos do chão, pias e tanques;
– Acondicionar o lixo em recipientes fechados para evitar baratas e outros insetos que servem de alimento aos escorpiões;
– Realizar roçada de terrenos;
– Examinar calçados, roupas e toalhas antes de usá-los;
– Manter berços e camas afastados das paredes.