Governador de São Paulo disse que programa estadual de vacinação contra o coronavírus no estado será iniciado até o dia 25 de janeiro.
Foto: Divulgação/Governo de São Paulo
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), manteve nesta segunda-feira (11) o cronograma de vacinação e confirmou que o programa estadual de vacinação contra o coronavírus no estado será iniciado até o dia 25 de janeiro.
Durante coletiva de imprensa, o governador cobrou do Ministério da Saúde uma definição da data para início da campanha nacional de imunização.
"O governo federal não admite que não tem a data para início do programa nacional de imunização. E por que não tem? Porque insiste em amparar uma decisão cientifica, de saúde, em uma decisão de ordem política, para favorecer um interesse eleitoral ou ideológico de dizer esta vacina será a primeira", disse João Doria.
As declarações foram feitas após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgar, na última sexta (8), que pediu ao Instituto Butantan mais dados sobre o resultado dos testes da CoronaVac realizados no Brasil.
Segundo o Butantan, a solicitação faz parte do processo e que seria prontamente atendida. Nesta segunda (11), o Instituto afirmou que 48% do processo já foi concluído e que a agência já analisou cerca de 40% dos documentos enviados.
Plano de vacinação
O plano estadual foi elaborado pelo governo paulista considerando a aplicação da CoronaVac, vacina produzida pela Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. No entanto, no sábado (10), o diretor-geral do Instituto Butantan, Dimas Covas, confirmou que governo federal incorporou todas as doses da Coronavac no Plano Nacional de Imunização (PNI) e deve gerir o calendário de distribuição das vacinas em todo o país.
FONTE: G1