Terça, 26 de novembro de 2024
(11) 91135-9081
Cidades

07/01/2021 às 12h40 - atualizada em 07/01/2021 às 12h45

327 visualizações

/

Cuidados contra o Aedes Aegypti devem ser reforçados no verão
O Aedes é capaz de transmitir, múltiplos vírus, como da dengue, zika e chikungunya. Para se prevenir, a população deve redobrar os cuidados em casa e denunciar para a autoridade municipal terrenos sujos que possam esconder focos do mosquito.
Cuidados contra o Aedes Aegypti devem ser reforçados no verão
Em Cajamar, agentes da Vigilância e Zoonoses, visitam as residências dos moradores para fazer busca e eliminação de criadouros de larvas do mosquito – Foto: Divulgação/Prefeitura de Cajamar
O coronavírus tem sido o foco de todos e ocupado espaços nos noticiários, nas redes sociais, conversas familiares, reduzindo a atenção no combate a doenças graves como a Dengue, Zika e Chikungunya. No verão o clima fica mais quente e úmido e os cuidados precisam ser redobrados, porque aumentam os riscos de proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor do vírus.

O mosquito Aedes aegypti se reproduz facilmente em locais com água parada, suja ou limpa. Os lixões, depósitos irregulares e terrenos baldios, por exemplo, representam um perigo enorme devido ao lixo à céu aberto. Basta chover para que os recipientes acumulem água e se tornem potenciais criadouros do Aedes aegypti.

Cuidados que devem ser tomados:

A orientação é conservar a caixa d'água, tonéis e barris de água bem fechados; colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira fechada; não deixar água acumulada sobre a laje, manter garrafas com boca virada para baixo; acondicionar pneus em locais cobertos; proteger ralos sem tampa com telas finas, encher pratinhos de vasos de plantas com areia e lavá-los uma vez por semana. Além de manter limpo o seu quintal e fazer o descarte correto do lixo, é importante denunciar para a autoridade municipal terrenos sujos que possam esconder focos do Aedes aegypti.

CAJAMAR

Segundo os dados da Secretaria Municipal de Saúde, 80% dos focos de dengue estão nas casas das pessoas. No ano de 2020, de acordo com a Vigilância Epidemiológica, o município registrou 25 casos positivos de dengue.

Ações para evitar a proliferação do mosquito na cidade são feitas pela Prefeitura de Cajamar. Agentes da Divisão de Vigilância e Zoonoses, estão visitando as residências dos moradores para fazer busca e eliminação de criadouros de larvas do mosquito. Além disso, eles dão orientações e distribuem material explicativo.





Deixe seu Comentário
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 - Tribuna Notícia