Acordo inclui 2 milhões de doses da vacina de Oxford produzidas na Índia. Após falar em veto, fabricante afirmou que venda está liberada.
Foto: Reuters via BBC
O Governo Federal estima receber em janeiro o primeiro lote da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford que será importado da Índia.
Em nota conjunta, os Ministérios da Saúde e Relações Exteriores, as negociações para a importação entre a Fundação Oswaldo Cruza (Fiocruz) e o Instituto Serum estão em estágio avançado, “com provável data de entrega em meados de janeiro".
O Serum fabrica a vacina da AstraZeneca, que já está sendo aplicada no Reino Unido. A Fiocruz obteve recentemente autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para importar 2 milhões de doses da vacina, produzida pelo instituto indiano.
Atualmente, existem quatro vacinas com pesquisa autorizadas no país. A Anvisa já vem analisando os dados enviados previamente pelos laboratórios, mas até o momento não há pedidos de uso emergencial ou de registro no país.