A administração afirma ter capacidade para armazenamento e distribuição das doses. Objetivo é começar a imunização pelos profissionais da saúde e pelos idosos com mais de 60 anos.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Jundiaí
A Prefeitura de Jundiaí enviou um ofício com um plano municipal de vacinação da Covid-19 ao Governo do Estado de São Paulo e ao Instituto Butantan. O município afirmou ter capacidade para armazenamento e distribuição das doses.
A prefeitura informou que técnicos da saúde elaboraram um Plano Municipal de Imunização que define as etapas e os grupos prioritários para o acesso à vacina, por meio da rede SUS, após o registro do imunizante pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Ainda segundo a administração, também foi feito o investimento para a renovação das câmaras de armazenamento de vacinas, na infraestrutura da Rede de Atenção Básica, com a compra de seringas e agulhas, bem como na recomposição e ampliação do quadro de funcionários.
O município já dispõe de câmaras frias e freezers para o acondicionamento correto das vacinas que precisam ser conservadas em baixíssima temperatura. Também está em andamento o processo de compra de 30 novas câmaras com autonomia de 48h em caso de falta de energia.
Público-alvo
A cidade possui 76 mil pessoas que pertencem aos grupos prioritários, o que demandaria pouco mais de 150 mil doses de vacinas, segundo a prefeitura. O objetivo é começar a imunização pelos profissionais da saúde e pelos idosos com mais de 60 anos.
Ainda de acordo com a estratégia municipal, a vacinação destes grupos deve ocorrer em cinco etapas, no período de 25 de janeiro a 22 de março.
FONTE: G1