Multa por poluição sonora chega a quase R$ 200 reais e 5 pontos na carteira.
Fiscalização contra motos barulhentas na região do Parque São Roberto. Foto: Divulgação/Guarda Municipal
Vaidade de muitos motociclistas e uma das principais causas da poluição sonora nas grandes cidades, as motos com escapamentos adulterados estão na mira dos agentes de trânsito, da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal de Cajamar. Em poucos mais de uma semana, três operações exclusivas de fiscalização de motociclistas guincharam inumeras motos por excesso de barulho. E a prefeitura promete fechar o cerco ainda mais no feriado de Ano Novo.
Semana passada, blitz no bairro do Parque São Roberto no distrito de Jordanésia reteve 20 motos que transitavam com o escapamento adulterado.
Circular com o escapamento adulterado se enquadra em infração grave no Código Brasileiro de Trânsito, com multa de R$ 195,23 e perda de cinco pontos na carteira de habilitação. O proprietário da moto recolhida também tem de pagar uma taxa diária do pátio de veículos apreendidos e encaminhadas para o município Caieiras.
De acordo com o secretário de Segurança Urbana de Cajamar, Edmilson Padovani, a decisão de endurecer a linha contra motos barulhentas vem não apenas da necessidade de se cumprir a lei, mas muito das constantes reclamações na Central 153. “O povo reclama o tempo todo. Entram solicitação pela Central 153 e de tudo quanto é lugar. Então estamos fazendo as fiscalizações dando ênfase para verificar se existe adulteração ou não do escapamento”, afirma o secretário.
Em uma das reclamações encaminhadas ao 153, um morador de Cajamar pede a criação de uma campanha de conscientização para evitar esses ruídos nas ruas. “Tem pela cidade um verdadeiro bando de motoqueiros, que são diferentes dos motociclistas, que simplesmente retiram os silenciadores dos escapamentos e infernizam a vida de todos com um ruído ensurdecedor”, reclama o cidadão.
Fiscalização
O objetivo fiscalização é sensibilizar a população e coibir o ruído excessivo do escapamento de motocicletas. Esse tipo de poluição sonora causa um grande incômodo e danos à saúde, como surdez, dores de cabeça, cansaço, estresse, irritação e insônia.