O fenômeno começará às 11h33 e terminará às 15h53.Em São Paulo cerca de 32% do disco do Sol estará encoberto pela Lua.
Foto: Reprodução/Internet
Nesta segunda-feira (14), haverá um daqueles eventos que só os mais sortudos poderão observar ao vivo. É um eclipse solar que pode ser visto parcialmente em vários países da América do Sul, como o Brasil.
Esse tipo de eclipse acontece quando o Sol, a Terra e a Lua se alinham de uma forma que acaba impedindo que a luz solar chegue ao nosso planeta. O fenômeno começará às 11h33 e terminará às 15h53.
As condições meteorológicas podem atrapalhar a observação do fenômeno. A maioria das áreas no Brasil onde ocorrerá o eclipse solar parcial estará com grande quantidade de nuvens.
Porto Alegre (54%), Florianópolis (45%) e Curitiba (37%) são os locais onde ocorre a maior porcentagem do disco solar eclipsado, as condições para visualização são moderadas a boas. Já em São Paulo, a porcentagem é menor, 32% do sol ficará coberto. O fenômeno começará às 12:45 com ponto máximo às 14h04 e término às 15h16.
Telescópios, telefones celulares, câmeras e binóculos também podem ser usados se tiverem filtros especiais acoplados para observar o sol.