A campanha reforça a conscientização contra o abandono e maus-tratos aos animais, além de fazer um alerta sobre o aumento do número de animais abandonados no fim do ano.
Foto: Ana Flávia Rodrigues/Tribuna Notícia
Dezembro é dedicado a combater o abandono de animais. As ações buscam promover a importância dos animais de estimação e da guarda responsável, principalmente no mês marcado por ser um período de viagens e festividades, o que aumenta a prática desse crime. O mês também se destaca por ter o Dia Internacional dos Direitos Animais, celebrado nesta quinta-feira (10).
A ação tem o objetivo de alertar e conscientizar a população sobre o aumento do número de animais abandonados, por meio de campanhas educativas e mobilizações e esclarecer que abandonar animais é crime previsto em lei, com punição de três meses a um ano de detenção e multa.
No período de férias, especialmente no fim do ano, o número de animais estado de abandono já superlota os abrigos. Isso ocorre porque muitos animais são abandonados pelos tutores, que viajam durante o período. Com a pandemia, o número de animais abandonado aumentou.
A campanha “Dezembro Verde” também chama a atenção para a importância da denúncia, em caso de abandono e maus tratos a animais, como sendo a melhor forma de combater tal prática. Quem presencia o ato é quem deve denunciar. É ideal que haja testemunhas, fotos e tudo mais que puder comprovar o fato. Ameaças e casos de maus-tratos podem ser denunciados à Guarda Ambiental ou na
DEPA - Delegacia Eletrônica de Proteção Animal de São Paulo.
CONHEÇA ONG’s DE PROTEÇÃO ANIMAL EM CAJAMAR:
•
APATA – Associação Protetora dos Animais Tânia Angiolucci
•
Amora Proteção Animal