Com o tema ‘Desistir ou Resistir: Construindo Práticas’, a prefeitura buscou reforçar a importância da campanha Setembro Amarelo na cidade.
Foto: Fabiano Martins
Buscando reforçar a importância da campanha Setembro Amarelo, a Prefeitura de Santana de Parnaíba realizou o 2º Fórum de Prevenção ao Suicídio com o tema “Desistir ou Resistir: Construindo Práticas”. A palestra aconteceu na última quarta-feira (11), na Arena de Eventos Dr. Antonio Tito Costa.
O seminário contou com uma programação voltada a saúde mental, com palestrantes, médicos, psicólogos, psicanalistas e psiquiatras que conversaram e explicaram mais sobre o tema para estudantes e moradores da cidade que estiveram no evento.
Durante o fórum também foram apresentando dados importantes sobre o assunto. Através de recentes pesquisas, sobre o índice de suicídios no país, a equipe profissional conversou sobre a importância da valorização da vida e a conscientização sobre a saúde mental.
Mania Deweik, psicanalista e palestrante, falou sobre a necessidade de ações como essa e em como elas podem ajudar pessoas que enfrentam a doença. "Eu acho esse evento extremamente importante, pois ajuda a desenvolver ações objetivas, criando situações que ajudem pessoas a evitarem o suicídio."
A presidente do Fundo Social de Solidariedade da cidade, Selma Cezar, destacou a importância sobre a abordagem do tema. "As pessoas devem apoiar causas como essa, porque com uma conversa e mostrar que você está ali para ajudar, uma simples conversa pode ajudar a salvar uma vida".
Santana de Parnaíba dispõe de três Centros de Atenção Psicossocial (CAPS): IJ Espaço de Vida, AD Travessia e o Adulto Alvorecer, um Núcleo de Prevenção Acidentes e Violências. A prefeitura informou que já está em andamento a construção de mais dois CAPS, que vão oferecer atendimento de qualidade, através de estrutura moderna e equipes multiprofissionais.
No Brasil, o Centro de Valorização da Vida (CVV) é responsável por promover apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo gratuitamente, sob total sigilo, por telefone (188), e-mail e chat 24 horas todos os dias.
FONTE: Prefeitura de Santana de Parnaíba