Quarta, 27 de novembro de 2024
(11) 91135-9081
Brasil

01/12/2020 às 18h08 - atualizada em 01/12/2020 às 18h12

484 visualizações

/

Campanha Dezembro Vermelho conscientiza sobre prevenção e tratamento ao HIV/Aids
Objetivo da campanha é chamar atenção para as medidas de prevenção, assistência e proteção e promoção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.
Campanha Dezembro Vermelho conscientiza sobre prevenção e tratamento ao HIV/Aids
Foto: Freepik
O mês de dezembro marca uma grande mobilização nacional sobre prevenção ao vírus HIV, AIDS e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis). Nesta terça-feira (1º) é celebrado o 'Dia Mundial de Luta Contra Aids' e o início da Campanha Dezembro Vermelho.

Assim como acontece com o Outubro Rosa, sobre o câncer de mama, e Novembro Azul, sobre o câncer de próstata, o Dezembro Vermelho tem como objetivo chamar atenção para as medidas de prevenção, assistência e proteção e promoção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

• Mortalidade por Aids cai 39% no Estado

O Estado de São Paulo registrou queda de 39% na mortalidade por Aids e de 33% na incidência de casos da doença, nos últimos dez anos. Em 2010, SP registrou 3.023 mortes, uma taxa de 7,3 por 100 mil habitantes anualmente. Já em 2019, o número absoluto caiu para 1.840 óbitos, e consequentemente a taxa passou para 4,2 por 100 mil habitantes. Ainda assim, cinco pessoas morrem diariamente no estado devido à doença.

Seguindo uma tendência verificada desde 1999, na última década a taxa de incidência de novos casos caiu 33,2%, passando de 20,5 casos por 100 mil habitantes por ano em 2010 para 13,7 em 2019.

• Diferença entre HIV e Aids

O HIV é vírus sexualmente transmissível que possui um período de incubação prolongado antes do surgimento dos sintomas da doença.

Já a Aids é a doença causada pela HIV. Esse vírus ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças. O vírus é capaz de alterar o DNA de células e fazer cópias de si mesmo, desta maneira acaba se multiplicando pelo organismo.

• Transmissão do HIV

Os pacientes soropositivos, que têm ou não Aids, podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção. É importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.

• Tratamento do HIV

Os medicamentos antirretrovirais (ARV) surgiram na década de 1980 para impedir a multiplicação do HIV no organismo. Esses medicamentos ajudam a evitar o enfraquecimento do sistema imunológico.

Por isso, segundo o Ministério da Saúde, o uso regular dos ARV é fundamental para aumentar o tempo e a qualidade de vida das pessoas que vivem com HIV e reduzir o número de internações e infecções por doenças oportunistas.

Desde 1996, o Brasil distribui gratuitamente os ARV a todas as pessoas vivendo com HIV que necessitam de tratamento. Atualmente, existem 22 medicamentos, em 38 apresentações farmacêuticas.


Deixe seu Comentário
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 - Tribuna Notícia