Campanha Dezembro Vermelho oferece testes rápidos de HIV e sífilis em Francisco Morato
Objetivo é conscientizar a população sobre prevenção à doença. Coletas serão entre os dias 1° a 7 de dezembro nas unidades de saúde da cidade.
Foto: Divulgação/Governo do Estado de São Paulo
Com o objetivo de intensificar ações e promover a sensibilização da população geral em relação ao HIV e sífilis, a Serviço de Assistência Médica (SAME) inicia a Campanha Dezembro Vermelho em Francisco Morato nesta terça-feira (1º) com testagem rápida e orientações à população.
O objetivo principal da campanha é ampliar o acesso ao diagnóstico precoce do HIV/AIDS e da sífilis para garantir uma melhor qualidade de vida à pessoa diagnosticada.
Outra intenção é reduzir o contágio do vírus, em especial a transmissão vertical, aquela que ocorre da mãe para o filho durante a gestação, parto e/ou amamentação.
Entre os dias 1 a 4 de dezembro, as Unidades de Saúde da Família (USF) estarão fazendo a testagem das 10h às 14h. Já no Ambulatório de Especialidades Médicas Jerônimo Ribeiro, os exames serão feitos até o dia 7 de dezembro, das 8h30 às 15 horas.
Os testes rápidos são simples. É coletado sangue da ponta do dedo e o resultado fica pronto entre 15 e 20 minutos, servindo para diagnosticar casos de HIV e sífilis.