Corujas, filhotes de cachorro-do-mato e gavião, capivara e outras espécies foram resgatadas e encaminhadas ao CeMaCAS para atendimento especializado.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Cajamar
A Inspetoria de Patrulhamento Ambiental divulgou um balanço parcial das ocorrências e resgates realizados nos últimos dias em Cajamar.
Nas últimas semanas, as equipes resgataram corujas, filhotes de cachorro-do-mato, filhote de gavião, filhotes de pássaros (andorinhas), uma ave da espécie pica-pau e até uma capivara.
Os animais resgatados foram encaminhados ao Centro de Manejo e Conservação de Animais (CeMaCa), no Parque Anhanguera, em Perus. No local, os animais recebem atendimento veterinário, e quando recuperados, serão devolvidos à natureza.
Também foi feita a fiscalização contra crimes ambientais e pesca ilegal. No último dia 26, agentes da Guarda Ambiental estiveram na zona rural do bairro Vau Novo, onde apreenderam uma tarrafa e outros equipamentos de pesca irregular. Os responsáveis não foram localizados. Todo o material encontrado foi apreendido.
Segundo a prefeitura, a Inspetoria conta com guardas civis que atendem ocorrências em todo o município de Cajamar, sendo que o maior índice de resgate de animais silvestres se concentra na zona rural da cidade.
Ainda de acordo com a prefeitura, a Guarda Ambiental recebeu novos equipamentos de proteção individual, transporte e captura de animais para auxiliar no trabalho dos agentes.
O Patrulhamento Ambiental atua em defesa do meio ambiente e no combate a crimes contra a fauna silvestre, como captura ilegal, venda ou guarda de espécies na natureza, além de casos de maus-tratos. Atua também no resgate de animais silvestres encontrados na área urbana e sua devolução ao verdadeiro habitat