Sexta, 22 de novembro de 2024
(11) 91135-9081
Saúde

13/11/2020 às 12h17

414 visualizações

/

Campanha de vacinação contra poliomielite e outras doenças termina nesta sexta-feira (13)
Apenas 52,4% do público-alvo foi vacinado contra polio; multivacinação teve 70% com menos de 1 ano e 47% de 5 a 14 anos. São oferecidas 14 tipos de vacinas que protegem contra mais de 20 doenças.
Campanha de vacinação contra poliomielite e outras doenças termina nesta sexta-feira (13)
Foto: Divulgação/Governo de São Paulo
A campanha de vacinação contra a poliomielite e multivacinação termina nesta sexta-feira (13) em todo o estado de São Paulo. São oferecidas 14 tipos de vacinas que protegem contra mais de 20 doenças.

A campanha de vacinação começou em outubro. O objetivo é aumentar a cobertura vacinal e atualizar as cadernetas, assim é possível prevenir contra várias doenças. A Secretaria Estadual da Saúde chegou a prorrogar a campanha em todo o estado para aumentar a adesão da população.

Apesar dos esforços, a meta de imunizar 95% do público-alvo está longe de ser atingida. Segundo balaço do estado de São Paulo, a imunização contra a poliomielite está em 52%.

Com relação a campanha de multivacinação, cerca 47,6% do público-alvo (5 a 14 anos) foi imunizado. Já na faixa de crianças com menos de um ano, o resultado é um pouco mais positivo, a imunização está em 70,3% do total.

A Secretaria Estadual da Saúde orienta que pais ou responsáveis levem as crianças a um dos 5 mil postos de saúde localizados nos municípios do Estado com a carteira de vacinação em mãos para que um profissional avalie quais doses precisarão ser aplicadas, tanto para eventual situação de atraso, falta ou necessidade de reforço.

14 tipos de vacinas

No total, serão oferecidas 14 tipos de vacinas que protegem contra cerca de 20 doenças: BCG (tuberculose); rotavírus (diarreia); poliomelite oral e intramuscular (paralisia infantil); pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, Haemophilus influenza tipo b – Hib); pneumocócica; meningocócica; DTP; tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); HPV (previne o câncer de colo de útero e verrugas genitais); além das vacinas contra febre amarela, varicela e hepatite A. Além disso, neste ano, também passou a integrar o SUS uma nova vacina, já inserida na campanha: Meningo ACWY, que protege contra meningite e infecções generalizadas, causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y.


Deixe seu Comentário
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 - Tribuna Notícia