A campanha tem o o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina.
Foto: Reprodução/Internet
O mês de novembro é o escolhido para a campanha de conscientização sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. A campanha, conhecida como Novembro Azul, é fundamental para alertar os homens sobre a doença.
O Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima que serão 65.840 novos casos de câncer de próstata somente em 2020 no Brasil. Anualmente, o país registra cerca de 68 mil novos casos e 15 mil mortes causadas pela doença.
Segundo o Instituto Lado a Lado pela Vida, a falta de informação, preconceito e vergonha são algumas das razões que levam o público masculino a deixar de lado procedimentos simples, rápidos, indolores e fundamentais para identificar a doença em estágio inicial.
Fique atento aos sintomas
No início o paciente com câncer de próstata pode não ter nenhum sintoma, por isso a necessidade de acompanhamento médico regular. Os sintomas mais comuns incluem:
• Dificuldade de urinar
• Diminuição do jato de urina
• Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite
• Sangue na urina
• Prevenção e tratamento
Prevenção e tratamento
O diagnóstico consiste basicamente em três exames: toque retal, exame de PSA no sangue e ultrassom transretal para biópsia da região.
O tratamento dependerá de diversos fatores, como estado de saúde atual, estadiamento da doença e expectativa de vida. O tratamento para quem identifica precocemente o câncer de próstata chega a índice de cura de até 90%.