Até 17 de outubro deste ano, são 241.887 demandas contra 78.419 de todo o ano de 2019, um aumento de 208%.
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A Fundação Procon de São Paulo registrou 120.714 mil reclamações relacionadas a problemas de compras online no segundo semestre deste ano até o momento, número parecido com o primeiro semestre inteiro, que contabilizou 121.173.
A demora ou não entrega do produto e problemas com cobrança são os questionamentos mais recorrentes.
Até 17 de outubro deste ano, são 241.887 demandas contra 78.419 de todo o ano de 2019, um aumento de 208%.
“Independentemente do aumento da demanda gerada pela pandemia ou quaisquer outras ocasiões específicas, os dados demonstram que as empresas não se preparam para as vendas online. Fornecedores vendem o que não têm no estoque, atrasam a entrega, não avisam sobre a cobrança do frete, são muitas reclamações e, por parte das empresas, respostas automáticas e protelatórias”, salienta o diretor-executivo do Procon-SP, Fernando Capez.
Para conter reclamações durante o Black Friday, fim de semana onde existem variadas promoções, o órgão irá realizar uma reunião com as principais empresas de comércio eletrônico.
"Vamos solicitar que tomem providências para atender aos direitos dos consumidores. Esses fornecedores precisam investir mais no seu pós-venda, o consumidor não pode ser refém de empresas que só pensam em vender", afirma Capez.
PROCON
Para o consumidor que tiver problemas com compras pela internet ou outra questão de consumo, o Procon-SP disponibiliza canais de atendimentos à distância: no site (www.procon.sp.gov.br), aplicativo – disponível para Android e iOS – ou via redes sociais; para as denúncias, marque @proconsp, indicando o endereço ou site do estabelecimento.