Eleições 2020: Jovens que votarão pela 1ª vez falam o que esperam dos políticos eleitos em Cajamar
Os jovens fazem parte dos 64.881 eleitores de Cajamar aptos a votar neste ano. Investimento em educação, saúde e cultura na cidade estão entre as principais reivindicações.
Foto: Ana Flávia Rodrigues
A menos de um mês das eleições municipais de 2020, o Tribuna Notícia ouviu jovens estudantes entre 18 e 19 anos de Cajamar, para saber o que pensam sobre o momento político na cidade. As opiniões são diversas, mas a necessidade melhorias na educação, saúde e cultura é ponto em comum entre os discursos.
Os jovens votam pela primeira e fazem parte dos mais de 64 mil eleitores de Cajamar aptos a votar neste ano. Investimento em educação, saúde e cultura estão entre as reivindicações.
A estudante Victória Sampaio, de 18 anos, está entre os jovens aptos a participar das eleições municipais de 2020. Esta será a segunda vez que a jovem irá às urnas para escolher seus representantes.
Moradora do bairro Vila das Américas, Victória diz que já está fazendo pesquisas para decidir em quem votar nas eleições municipais deste ano. A expectativa da jovem eleitora é que os políticos invistam melhor na cidade.
“Espero que os políticos eleitos usem os recursos público de maneira honesta, em prol das necessidades da população, que usem os recursos estudantis para melhorar a educação na cidade e invistam em cultura e empregabilidade, com a oferta de mais setores para a população. A saúde também precisa melhorar, é preciso investir em profissionais qualificados e unidades de saúde com equipamento e remédios de qualidade” afirma a estudante.
A saúde também merece mais atenção do poder público, segundo André Vinicius, estudante de 19 anos e morador do Parque São Roberto II. “Ao meu ver, o que precisa é de alguns reajustes na saúde da cidade, em relação a prontidão em atendimentos, que necessitam de uma atenção mais emergente” ressalta.
Kailany Pereira, de 17 anos, também moradora do Parque São Roberto II, destaca a necessidade de melhorias na educação.
“A educação, sinceramente desmotiva, pela falta uma estrutura de qualidade, faltam matérias e apoio para atividades mais diferenciadas como as feiras culturais” destacou.
Para o estudante Douglas Silva de 22 anos, a atenção do poder público está voltada para as áreas nobres da cidade. Ele mora no bairro km 43 e diz que gostaria que houvesse mais investimento e soluções para os problemas de bairros como o 43 e a Vila União, em Jordanésia.
“Também espero que as melhorias sejam feitas nas nossas escolas. Todo mundo sabe que as escolas daqui ficaram abandonadas por muito tempo. É preciso investir em materiais, melhorar o ensino e trazer projetos culturais para as escolas” destacou o jovem.
Mais cultura e lazer para os jovens
Kailany reforça a necessidade da criação de mais áreas de lazer na cidade. “Neste ano, foi feita a reforma da praça em Jordanésia, o que é incrível porque nunca tivemos uma praça com essas condições, mas Cajamar é bem grande e acredito que precisamos de vários parques ou locais para podermos beber uma coquinha gelada com os amigos” afirmou a jovem.
“Aqui em Cajamar eu vejo um grande déficit de propagação de cultura ou de uma forma de mostrar a população as possibilidades culturais aqui na cidade” destacou André Vinicius.
Eleições 2020
64.881 mil eleitores estarão aptos a comparecer às urnas no próximo dia 15 para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores de Cajamar.