O objetivo é identificar a frequência de contágio pelo novo coronavírus durante o período de volta às aulas presenciais.
Foto: Divulgação/Governo do Estado de São Paulo
O governo de São Paulo anunciou a testagem em massa de Covid-19 em alunos e profissionais da educação da rede estadual de ensino. O procedimento será realizado ao longo deste mês e prevê, inicialmente, alcance de 10 mil estudantes e 9,3 mil profissionais da educação das escolas estaduais.
De acordo com o governo paulista, inicialmente, os testes serão feitos em alunos e profissionais de cem escolas, distribuídas em 20 cidades em diversas regiões do estado. A seleção das unidades escolares participantes será feita por sorteio.
Em cada escola, serão testados cem alunos e todos os servidores. A aplicação de testes RT-PCR também será estendida a pessoas sem sintomas devido à possibilidade de infecções em fase inicial de contágio.
O governo de São Paulo destacou que o objetivo é identificar a frequência de contágio pelo novo coronavírus durante o período de volta às aulas presenciais.
Volta às aulas no estado
Na quarta-feira (7), as escolas de ensino fundamental, médio e infantil, públicas e particulares foram autorizadas a reabrirem no estado para atividades de reforço.
A autorização do governo vale para todo estado, pois todos os municípios estão há pelo menos 28 dias na fase amarela do Plano São Paulo de flexibilização econômica. No entanto, cada prefeitura tem autonomia para decidir se irá reabrir ou não, e se será oferecido o ensino regular ou apenas atividades extracurriculares.
Ensino Médio e EJA
Apesar da autorização do retorno dos ensinos infantil e fundamental para as redes municipal e particular, a rede estadual irá retomar apenas as aulas regulares do ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) nesta quarta-feira (7). A volta dos estudantes do ensino fundamental da rede estadual só deve acontecer em 3 de novembro.
FONTE: Governo de SP