Medida será adotada nesta semana e deverá afetar cerca de 70 mil moradores.
Em Cajamar, moradores terão que se adaptar com o rodízio de água que começa ser adotado nesta quarta-feira (7). Foto: Arquivo/Tribuna Noticia
O município de Cajamar iniciou um rodízio de água nesta quarta-feira (7). A redação entrou em contato com Arlindo Goro Satake (Gerente do Setor da SABESP) que informou que algumas cidades paulistas estão adotando essa medida decorrente do aumento no consumo e da falta de chuvas na região. Cerca de 70 mil pessoas deverão ser afetadas pelo racionamento em Cajamar.
Além disso, as represas do sistema Cantareira, que abastecem a cidade, estão operando com volume de armazenamento baixo. A Sabesp informou que os reservatórios estão "com declínio diário, resultado da redução drástica dos índices pluviométricos", principalmente nos meses entre julho e setembro.
Ainda de acordo com a companhia, "se não forem tomadas ações neste momento, os mananciais que abastecem as cidades da Região Metropolitana correm o risco de chegar a um ponto crítico, impossibilitando a captação". A empresa sustenta que "não há previsão, pelo menos em curto prazo, de precipitações em volume significativo, que permitam a recuperação" da situação das represas.
A Sabesp informou que vai informar em breve como será adotada a medida de rodízio.