Temperaturas podem variar de 30ºC a mais de 40ºC, de terça-feira (6) a sábado (11).
Foto: Reprodução/Internet
Uma nova onda de calor deve atingir São Paulo entre terça (6) e domingo (11), de acordo com a Defesa Civil do estado. As temperaturas podem chegar aos 39ºC na Grande São Paulo e em municípios do estado, o índice pode ser maior do que 40ºC.
Apesar das altas temperaturas, a capital paulista tem previsão de chuva para os próximos dias. A terça-feira (6) deve contar com máxima de 35ºC e mínima de 20ºC, com pancadas de chuva à tarde.
Segundo a Defesa Civil de São Paulo, a umidade relativa do ar atingirá níveis mais críticos. “Também podemos ter piora na qualidade do ar, principalmente nos grandes centros urbanos. A umidade relativa afeta o organismo de todos os seres vivos.
Valores abaixo de 40%, além de dificultarem a dispersão de poluentes, provocam o ressecamento das mucosas das vias aéreas, tornando a pessoa mais vulnerável a doenças respiratórias e a infecções virais e bacterianas”, ressalta a nota. A baixa umidade do ar também pode favorecer problemas oculares, alergias e desidratação, sendo um sério risco, principalmente para crianças e idosos.
A Defesa Civil orienta para que a população siga algumas recomendações:
• Hidrate-se;
• Prefira ambientes arejados, evitando aglomerações;
• Não faça exercícios físicos em horários com maior incidência de radiação ultravioleta do sol (entre 11h e 17h);
• Preste atenção a idosos, crianças, doentes crônicos e grávidas, que tendem a ficar desidratados mais rapidamente.