Estudantes terão opções de cursos adicionais à carga horária regular que incluem curso de idiomas, Ensino Médio integrado, 4º ano opcional do EM e escola integral.
Foto: Divulgação/Governo de São Paulo
O governo de São Paulo anunciou nesta segunda-feira (5) a abertura a abertura das matrículas para o ano de letivo de 2021 na rede estadual a partir desta terça-feira (6) e o prazo vai até 16 de outubro para alunos que já fazem parte da rede. Novos alunos terão até 30 de outubro para se matricular. A solicitação deve ser feita pelo aplicativo Minha Escola SP ou pela plataforma Secretaria Escolar Digital (SED).
Segundo a Secretaria Estadual de Educação, os estudantes também poderão, no ato da matrícula, escolher cursos adicionais à carga horária regular. Estarão disponíveis o modelo de ensino técnico do "Novotec" desenvolvido em parceria com o Centro Paula Souza; o quarto ano do ensino médio opcional para alunos que tiveram prejuízo do aprendizado durante a pandemia; a matrícula em escolas de tempo integral e cursos idiomas oferecidos pelos Centro de Estudos e Línguas.
O "Novotec Integrado" é uma modalidade do programa que permite que os estudantes cursem o ensino médio integrado ao técnico na mesma escola e no mesmo turno.
O governo de São Paulo também manteve a volta opcional das aulas para alunos do ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede estadual a partir de quarta-feira (7).
4º ano do ensino médio opcional
Os alunos também terão a opção em 2021 de cursar o 4º ano do ensino médio para aprofundar os conhecimentos e corrigir possíveis lacunas na aprendizagem em determinadas disciplinas. A medida visa contribuir com a formação integral dos alunos e apoiá-los no ingresso ao ensino superior, se assim desejarem.
Para isso, os interessados deverão manifestar interesse em permanecer na rede na estadual e cursar o 4º ano a partir desta terça-feira (6) e posteriormente confirmar esta solicitação em dezembro. Ele também deve escolher entre 3 e 13 disciplinas para compor seu currículo. A oferta de vagas vai variar de acordo com a disponibilidade da escola.