Campanhas de vacinação contra pólio e multivacinação começam nesta segunda-feira (5)
A campanha de vacinação contra a poliomielite vai até o dia 30 de outubro em postos de saúde de todo o país. Também a partir desta segunda, é iniciada a campanha nacional de multivacinação.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite para crianças de até 5 anos começa nesta segunda-feira (5). A campanha vai até o dia 30 de outubro em postos de saúde de todo o país.
A vacina é de extrema importância para manter as crianças imunes à doença. No sábado (17), a vacinação será reforçada com o dia de mobilização nacional.
Também a partir desta segunda, é iniciada a campanha nacional de multivacinação. Crianças e adolescentes menores de 15 anos, não vacinados ou com esquemas incompletos de qualquer vacina, devem comparecer às unidades de saúde para atualizar a caderneta de vacinação.
No público-alvo da campanha contra a poliomielite estão crianças menores de 5 anos de idade, com estratégias diferenciadas para crianças com até 1 ano incompleto e para aquelas na faixa etária de 1 a 4 anos. A depender do esquema vacinal registrado na caderneta, a criança poderá receber a Vacina Oral Poliomielite (VOP), como dose de reforço ou dose extra, ou a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), como dose de rotina.
A estimativa do Ministério da Saúde é que haja no país 11,2 milhões de crianças nessa faixa etária. A meta é imunizar 95% desse público.
Covid-19
Os órgãos de saúde reforçam que a população deve procurar o serviço de vacinação mesmo com a pandemia do coronavírus. O Ministério da Saúde orientou a rede pública a adotar medidas de prevenção contra a covid-19, para garantir a segurança das pessoas que comparecerem aos postos.
A campanha nacional também visa a conscientizar a população sobre a importância da vacinação para a proteção contra diversas doenças, no âmbito do Movimento Vacina Brasil, lançado no ano passado com o objetivo de combater as fake news e aumentar a cobertura vacinal da população.
FONTE: Agência Brasil