Hospital de Jundiaí e Polícia Militar fazem 'força-tarefa' para transplante de pulmão em SP
Órgão foi captado no hospital São Vicente, em Jundiaí para paciente de Indaiatuba. Cirurgia será feita no Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas de São Paulo.
Foto: Divulgação
Um hospital de Jundiaí e a Polícia Militar começaram a fazer uma "força-tarefa" na manhã desta sexta-feira (25) para realizar um transplante de pulmão.
O órgão foi captado no hospital São Vicente, em Jundiaí, e será levado pelo helicóptero Águia, da PM, para o transplante que será feito no Instituto do Coração (Incor), do Hospital das Clínicas de São Paulo.
O doador é um jovem de 17 anos de Jundiaí, já a paciente, uma jovem de 25 anos, diagnosticada com bronquiectasia é de Indaiatuba (SP). Ela foi levada até o Incor também de helicóptero Águia.
A aeronave pousou por volta das 11h no km 60 da Rodovia Santos Dumont (SP-75), na frente da base da Polícia Rodoviária, onde a paciente embarcou. A pista foi interditada por alguns minutos durante a manobra. A paciente chegou no hospital por volta de meio-dia.
Segundo o hospital de Jundiaí, o órgão, assim que captado, será levado ao heliporto da prefeitura, onde será entregue à equipe do Águia. A previsão é que o transporte seja feito por volta das 14h.
A unidade informou que, além do pulmão, o coração também será captado e doado para um outro paciente.
FONTE: G1